quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Redes sociais disparam como a maior devoradora de tempo online nos EUA

Uma nova pesquisa mostra que os americanos estão cada vez mais obcecados com os sites de redes sociais. O Facebook, por exemplo, toma mais tempo das pessoas nos EUA que qualquer outro blog ou mídia social.


As redes sociais e os blogs ocupam boa parte do tempo que os americanos passam online. Eles respondem por quase 25% do tempo gasto na Internet, segundo o Social Media Report, relatório da empresa de pesquisas Nielsen sobre mídias sociais. O tempo que os usuários americanos de Internet gastam em redes sociais é pelo menos duas vezes maior que o dedicado a outra categoria bastante popular: jogar games online.

O Facebook é o destino preferencial de toda essa gente que busca redes sociais e blogs. A Nielsen informou que 140 milhões de pessoas visitaram o Facebook em maio, o que corresponde a 70% de todos os usuários ativos de Internet dos EUA. O Blogger, da Google, aparece em segundo lugar, com um distante número de 50 milhões de visitantes no mês. O Twitter vem em terceiro, com 23 milhões.

E não é só que mais pessoas usam o Facebook. Elas também gastam mais tempo por lá.

De acordo com a Nielsen, os usuários do Facebook gastaram 53,5 bilhões de minutos no site em maio. Compare com a Yahoo, onde os usuários gastaram 17,5 bilhões de minutos no mesmo mês, ou com a Google, que viu seus usuários ficarem por lá 12,5 bilhões de minutos.

Internautas novos
“Não me surpreendo em ver que as pessoas gastam 25% de seu tempo online em redes sociais”, disse Dan Olds, analista do The Gabriel Consulting Group. “As redes sociais têm-se tornado o foco online para muitos internautas novos – especialmente as pessoas mais velhas, que não utilizaram computadores extensivamente durante sua vida profissional.”

Olds está certo. A Nielsen informou que os usuários com mais de 55 anos são o grupo que mais cresce nas redes sociais. Contudo, as pessoas com idade entre 18 e 34 anos são o grupo mais ativo.

“Eu vejo que a rede social pode ter atingido o status de ‘killer app’ [aplicação matadora] à medida que atrai pessoas que nunca tinham utilizado a computação”, acrescentou Olds.

O informe, que foi divulgado nesta semana, também destaca que as pessoas usam cada vez mais sites como Facebook e Twitter enquanto estão fazendo compras.

Segundo a Nielsen, 70% dos internautas engajados ativamente em redes sociais compram online. Isso é 12% maior que a média entre os internautas adultos em geral.

“A popularidade da mídia social continua a crescer, conectando pessoas com praticamente tudo que observam e compram”, conclui o estudo. “Nos EUA, as redes sociais e os blogs alcançam praticamente 80% dos usuários ativos de Internet e representam a maior parte do tempo que os americanos passam online.”

E, ao mesmo tempo que os americanos permanecem conectados e compram online mais e mais, eles também utilizam aparelhos móveis. A Nielsen destacou que cerca de 40% dos usuários de mídia social acessam seus sites a partir de smartphones.

Veja abaixo as dez principais categorias que mais tomaram o tempo dos americanos na Internet, segundo o estudo da Nielsen.

1. Redes sociais e blogs – 22,5%

2. Games online – 9,8%

3. E-mail – 7,6%

4. Portais – 4,5%

5. Vídeos/filmes – 4,4%

6. Busca – 4%

7. Mensagens instantâneas – 3,3%

8. Fornecedores de software – 3,2%

9. Classificados/leilões – 2,9%

10. Notícias/atualidades – 2,6%

Fonte: IDG Now!

Nenhum comentário:

Postar um comentário